História


O projeto de Radioweb surgiu para abrir mais um canal de comunicação das Promotoras Legais Populares (PLPs) com as comunidades em que atuam e com a sociedade em geral através de uma radioweb. As PLPs foram capacitadas a elaborarem, produzirem e executarem programas de rádio.

Iniciou a partir de uma parceria da THEMIS Gênero e Justiça com a Rádio Conexão Livre do Polo Marista de Formação Tecnológica de Porto Alegre/Centro Social Marista (Cesmar) localizado no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), sob a coordenação da jornalista Clara Glock.

De 2013 a 2014, as PLPs se encontraram para definir os programas e realizar as gravações na sede do Centro Social Marista (Cesmar),  Em 2015, o grupo passou a contar com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que cedeu o estúdio para a gravação de alguns programas. As reuniões aconteceram até o final de 2015. O projeto finalizou suas atividades em janeiro de 2016.


Quem são as PLPs

As Promotoras Legais Populares (PLPs) são lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após uma formação de 80 horas/aula, as PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos; na prevenção de violações, através da educação sociocomunitária, e na promoção de direitos, com participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns.

Saiba mais AQUI



PROGRAMA "PLPs: Vozes em Ação"



A ideia do projeto de uma Radioweb feita com uma criativa e colorida rádio-móvel construída com material reciclado de máquinas caça-níquel surgiu em vários encontros "quase casuais". Durante o Fórum Internacional de Software Livre (FISL), na PUCRS, em 2013, a jornalista Clara Glock assistiu à palestra da educadora Fabiana Renata da Silva sobre a inclusão de crianças através da Rádio Conexão Livre do Cesmar. No mesmo ano, conheceu os educadores Juliano Machado e Felipe Santos, também do Cesmar, no curso de Formação em Educomunicação - Módulo Rádio, promovido pelo Instituto GENS de Educação e Cultura e pelo Projeto Cala-boca já morreu, de 31 de julho a 4 de agosto de 2013, em São Paulo.

As lições aprendidas no curso, e a apresentação do projeto da Rádio-Maleta por Juliano e Felipe naquela ocasião, inspiraram uma conversa nos intervalos e a troca de emails e telefones. 

De volta a Porto Alegre, a parceria se formalizou e consolidou entre a THEMIS e o Cesmar, resultando no primeiro projeto de Radioweb com as Promotoras Legais Populares.



O projeto-piloto iniciou em 31 de outubro de 2013. O nome PLPs: Vozes em Ação" foi definido por votação entre as integrantes.


Carmem (esquerda) e Fabiane durante a votação do nome


Na primeira reunião, estiveram presentes a PLP Carmen Lúcia Silva (esquerda) e a assessora jurídica Fabiane Simioni, da THEMIS.

As PLPs foram selecionadas por proximidade da área de atuação (bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre) e inscrição prévia.

O grupo inicial das PLPs com educadores e a jornalista
O grupo inicial foi composto por seis integrantes: Clélia Mariza Marques, Geiza Ribeiro Vargas, Tânia Mara da Silva Garcia, Filaman Marley dos Santos, Maria Terezinha, Elvení da Cruz Alves e Loreni Lucas. A coordenação e orientação foi da jornalista independente Clara Glock, da educadora Fabiana Renata da Silva e do educador Juliano Machado do Nascimento, ambos do Polo Marista.




As reuniões começaram às quartas-feiras, das 14h às 17h, e, durante o ano de 2014, passaram a ser nas sextas-feiras no mesmo horário. 


A primeira etapa aconteceu de outubro a dezembro de 2013. Neste período, as PLPs tiveram aulas para se familiarizar com computadores e redes sociais. Paralelamente, treinaram o uso de algumas ferramentas da comunicação, como microfone, gravador, máquina fotográfica, celular e computador. O grupo contou também com a participação do estagiário Rômulo Vizzoto, do Cesmar.



Juliano auxilia Clélia no uso do computador


As PLPs passaram a analisar criticamente as informações recebidas diariamente por meio de programas de televisão, jornais, revistas e Facebook; a pensar e a contextualizar o papel dos meios de comunicação tradicionais, quem eles representam e a que público se dirigem. 






Geiza se prepara para a entrevista




Clélia e Fabiana editam o áudio 


Loreni (no microfone) apresenta um dos programas


Filaman pesquisou para acrescentar informações 



A segunda etapa do projeto começou em março de 2014. O grupo se reorganizou, em função de problemas pessoais de cada integrante, e permaneceram as PLPs Clélia, Geiza, Tânia Mara e Filaman. 

O ano de 2014, atípico por conta da realização da Copa do Mundo, suscitou novas reflexões, cada vez mais aprofundadas. A partir de março de 2014 foram retomadas as aulas. Intensificaram-se os exercícios de leitura crítica da mídia e a realização de entrevistas. 

As PLPs aprenderam a elaborar roteiros, discutir pautas, pesquisar informações e a colocar suas ideias diante do microfone. As aulas seguiram com orientações sobre como manejar com o computador.

A partir de julho, Clélia, Geiza, Tânia Mara e Filaman passaram a exercitar mais a gravação e edição dos programas através do editor de som Audacity. 






RÁDIO-MALETA


A Rádio-Maleta ou Rádio-Móvel foi uma ideia de Juliano Machado, executada com apoio de Nederson Menezes Cardoso e de Felipe Santos Silva, do Polo Marista de Formação Tecnológica de Porto Alegre/RS.

Funciona como um pequeno estúdio de rádio instalado dentro de uma estrutura móvel que pode facilmente ser carregada. O primeiro modelo foi montado em caixas recicladas a partir de máquinas caça-níqueis apreendidas pela Receita Federal e doadas para fins educacionais ao Polo Marista.

O computador e todos os equipamentos utilizados podem ser doados por empresas e pessoas físicas. Equipamentos aparentemente obsoletos ou estragados são recondicionados pelo Polo Marista de Formação Tecnológica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário